sábado, 12 de junho de 2021

Morre em Brasília o ex-vice-presidente Marco Maciel

 

Pernambuco e o Brasil perderam na madrugada deste sábado (12) um dos mais respeitados homens públicos. Marco Antônio de Oliveira Maciel, de 80 anos, faleceu após sete anos lutando contra o Mal de Alzheimer. Maciel, ao longo de sua carreira, construiu a imagem de um homem articulador, sereno e discreto. Maciel foi deputado pela ARENA, partido que deu sustentação ao Regime Militar, sendo inclusive nomeado governador de Pernambuco entre 1979 e 1982. Em 1985, foi um dos fundadores da Frente Liberal, embrião do PFL, atual DEM, e artífice na redemocratização do Brasil. Maciel foi ministro da Educação no governo de José Sarney. Eleito senador em 1990, deixou o mandato na metade em 1994 para se candidatar com sucesso à vice-presidência da República. Foi vice no mandato de Fernando Henrique Cardoso, em dois mandatos, de 1995 a 2003. Depois da vice-presidência, voltou ao Senado, onde ficou em entre 2003 e 2010. Em 2010, tentaria novamente o Senado, mas acabou derrotado na ocasião , ficando em terceiro lugar, fora das duas vagas possíveis, sendo eleitos na ocasião Armando Monteiro Neto e Humberto Costa. Essa foi a sua primeira e única derrota eleitoral. Desde então, mantinha-se afastado da política. Vários políticos foram de sua escola política, como Augusto Coutinho, André de Paula e Mendonça Filho, que embora tenham trilhado caminhos diferentes em partidos diferentes, procuram manter os ensinamentos do grande professor que eles tiveram.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Alepe debate a privatização da Eletrobrás

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco irá debater a importância do sistema Eletrobrás/Chesf e sua possível privatização. A proposição é do deputado Isaltino Nascimento. A discussão acontece amanhã, às 10h, durante a Comissão de Administração Pública. A transmissão será ao vivo pelo canal da Alepe no YouTube e também pela TV Alepe.

Os debatedores da audiência serão José Ailton Lima (ex-diretor Chesf), José Hollanda (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas de Pernambuco), Fabíola Antezana (Coletivo Nacional dos Eletricitários) e Vicente Andreu (ex-presidente Agência Nacional de Água). O deputado Isaltino irá mediar a audiência.

“É um erro brutal a privatização da Eletrobrás. Em nenhum País desenvolvido do mundo se tira do Estado o controle de hidrelétricas. Até nos Estados Unidos muito mais da metade das hidrelétricas são estatais por uma questão estratégica de soberania nacional, regulação de tarifa e garantia do serviço”, explica Isaltino. “Nossa ideia é levantar esse debate e ouvir os expositores, ainda que exista pouca possibilidade de não reverter a aprovação da Medida Provisória 1.031 pelo Congresso Nacional”, completa.

Isaltino também alerta para a possibilidade do aumento de energia, uma das maiores preocupações da população. “É certo que irá prejudicar os consumidores. O cálculo é que a conta de energia suba mais de 10%”, explica o deputado. 

FONTE: BLOG DO MAGNO MARTINS

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Polícia flagar bar descumprindo decreto em Afogados da Ingazeira e cerca de 25 pessoas são conduzidas à delegacia

Foto Blog Mais Pajeú
 
Neste sábado dia 05, por volta das 17h, a Polícia recebeu a denúncia de que um bar no Sítio São João Novo, na zona rural de Afogados da Ingazeira, estaria descumprindo o decreto estadual, com aglomeração de pessoas no estabelecimento. O bar estava funcionando normalmente, com várias pessoas, incluindo menores de idade, sem máscaras, sem distanciamento social, e a maioria ingerindo bebida alcoólica. Perguntado sobre o funcionamento do estabelecimento, o dono do bar afirmou desconhecer as regras sanitárias. O bar foi fechado e o proprietário, juntamente com os clientes, foram levados à delegacia, onde responderão a TCO e BOC.