A história é dividida em quatro núcleos:
No
primeiro, as histórias são ambientadas em Lagoa da Italianinha, cidade
que atualmente teria por volta de 70 mil habitantes, de comércio forte e
muito turística. Vários mendigos vivem pelas ruas da cidade, sendo
Andreza, Valdenes, Gílson, Renata e Gabriella os principais. Outros
temas, como a corrupção na política, o coronelismo e o Cristianismo, com
temas bíblicos - através da própria personagem Gabriella - são
abordados nesse núcleo. Na cidade, costuma-se usar a expressão "Oxente
Mamma Mia", uma junção de uma expressão nordestina com uma expressão
italiana.
No segundo, as histórias seriam ambientadas em Vila Dourada, uma fictícia comuna italiana localizada na Lombardia, perto da fronteira com a Suíça. Foi dessa comuna que teria saído os fundadores de Lagoa da Italianinha, na década de 30, fugindo do regime de Mussolini. A vilã Nonna, a nadadora Herika Laizza e a mendiga Thaís são alguns dos principais personagens desse núcleo.
No terceiro, as histórias seriam ambientadas em Berlim, capital de Alemanha. Lá, vive a Milady, também originária de Lagoa da Italianinha. Ela deixou o Brasil rumo à Alemanha com o sonho de virar uma cantora de renome internacional. Ao lado de Ludmylla e da professora Carol, Milady vive aventuras, além de enfrentar a vilã Evellyn.
No quarto, as histórias são ambientadas na região que atualmente seria a cidade de Lagoa da Italianinha, na década de 30 e década de 40, no período conhecido como Era Vargas, que corresponde à fundação da cidade. Nessa ocasião, os imigrantes italianos teriam chegado por aqui, vivendo da plantação do algodão e da cana-de-açúcar. Nesses enredos, são abordados o Cangaço no Nordeste e a Segunda Guerra Mundial. Destaca-se a personagem Alycia, pequena imigrante italiana que veio com seus pais e, com a sua inteligência, carisma e simpatia, conquistou a simpatia dos nativos nordestinos. Esses personagens seriam antepassados dos personagens dos demais núcleos.
Para conferir as aventuras dessa turma em versão escrita, acessem o blog ROMPENDO DISTÂNCIAS: https://rompendo-distancias.blogspot.com/
Para conferir a sinopse, acesse: http://blogviladourada.blogspot.com/2020/12/rompendo-distancias.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário